Os estudantes que desejam ingressar em uma unidade de ensino superior privada e querem usar o financiamento, precisam se atentar à taxa de juros FIES 2022. Esses percentuais têm a principal função de informar uma base do valor que será pago ao final do curso e varia a depender da inflação do ano anterior à inscrição. Para mais detalhes sobre a taxa de juros FIES 2022, continue acompanhando abaixo!

GUIA DE CONTEÚDO
Como funciona o Financiamento Estudantil
O FIES garante um amparo aos alunos matriculados em uma unidade privada de ensino. O financiamento custeia as graduações parcial e integralmente, a depender do curso e da faculdade escolhida.
O projeto do governo foi criado em 1999 e desde então tem contribuído com a formação de milhões de pessoas. Para se inscrever no programa, é necessário cumprir os requisitos e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio. Entre as regras para entrar no programa estão:
- Ter conquistado acima de 450 pontos no ENEM;
- Não ter zerado a redação;
- Renda familiar de até 3 salários mínimos;
- Pessoas matriculadas em cursos de licenciatura;
- Professores da rede pública de ensino.
O processo envolve 2 fases. Em um primeiro momento, o aluno se cadastra através do portal de acordo com o cronograma FIES 2022 de inscrição. Após essa etapa, se selecionado, o aluno deve entregar a documentação que comprove os dados informados junto ao site.
Quais são as modalidades do FIES
No ano de 2018 houve uma reformulação no sistema e as regras do financiamento se tornaram mais abrangentes. Com isso, mais estudantes podem hoje ser assistidos pelo programa.
Os alunos que desejam entrar, mas que apresentam uma renda mensal superior a 3 salários até o limite de 5 salários mínimos mensal e familiar podem ser inseridos por meio do P-FIES.
Depois da mudança, o FIES ficou intitulado de Novo FIES 2022. Veja a seguir mais informações sobre a taxa de juros FIES 2022.
Qual é a taxa de juros FIES 2022
Antes de explicar os percentuais de juros, é necessário entender a diferença de cada categoria. O FIES tradicional, destinado às pessoas com até 3 salários mínimos, não é aplicado nenhum tipo de juro.
Depois da mudança e para os determinados grupos especificados acima, a taxa de juros FIES 2022 ficou em torno de 6,5%.
O prazo de carência se dá em torno de 1 ano e 6 meses e o período de amortização foi estabelecido em até 3 vezes.
✓ Saiba também como solicitar uma renegociação FIES 2022
Houve uma reformulação do quesito parcelas. Atualmente, as fases de pagamento são 3, extinguindo a obrigatoriedade do estudante pagar 1 ano depois da conclusão do curso.
As fases do financiamento existem no total de três. São elas:
- Utilização;
- Carência;
- Amortização.
Neste primeiro momento, o estudante precisa pagar os chamados juros incidentes. O pagamento é trimestral e o valor mínimo é de R$ 150.
A carência é a fase entre os dois períodos e são estabelecidos os mesmos juros da fase anterior. Já a amortização é a fase que estabelece os valores pagos. As parcelas são iguais e pagas mensalmente levando em consideração a tabela Price.
A quantidade de parcelas depende do curso escolhido. Além disso, como é um programa designado às pessoas de baixa renda, uma das normas é que cada parcela paga não ultrapasse 10% do valor da renda mensal do estudante.
Uma taxa é cobrada a cada 3 meses após a matrícula. Esse valor tem a principal função de garantir a adesão do aluno à instituição privada. Sendo bastante recomendado acessar um simulador FIES 2022 para calcular sua situação futura antes mesmo de assinar o contrato.
Para realizar a simulação do financiamento, clique aqui.
O valor cobrado vai permanecer até o fim da graduação e a inserção do estudante no mercado de trabalho.
Após esse momento, o graduado vai iniciar o pagamento das parcelas junto ao FIES. Para mais informações sobre a taxa de juros FIES 2022, continue acompanhando o portal do aluno FIES 2022.